PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADAS


Se adotarmos uma pressão de contato como q = 7,0 kgf/cm² (aproximadamente, 99,56 psi) e uma carga de pneu  Q/2 = 4256,00 Kgf. O máximo permitido por norma é Q/2 = 6.000 Kgf = 12 tf por eixo simples de roda dupla), resolvendo, temos: 


r=14,5 cm.


r =13,91 cm.


r=12,5 cm.


r=13,85 cm.


r=12,85 cm.

Observe a figura a seguir:

 

Sobre a figura, é correto afirmar que:



Q é a pressão de contato.


 α é ângulo de espraiamento das tensões, gerando uma área maior de tensão no subleito.


q é a carga do eixo.


σz é a cota de fundo.


Q/2 é carga total.

Por qual motivo seria razoável executar uma capa de rolagem mais fina em detrimento de uma melhor base?


Por questões de ordem financeira - Pois é a camada com maior custo unitário.


Por questões de ordem geográfica - Para garantir o melhor traçado no greide.


Por questões de ordem estrutural - Para garantir menor percolação e por consequência menor erosão.


Por questões de ordem estrutural - Evitar a desagregação do material base


Por questões de ordem funcional - Aumentar a capacidade de rolagem e velocidade final da via

A única medida listada abaixo que poderá garantir proteção lateral das camadas de um pavimento flexível é:


Aumento da altura da sub-base


Juntas de dilatação longitudinal


Camadas intermediárias mais compactadas


Diminuição da inclinação tangencial.


Camadas de baixo mais largas que as superiores

Em relação as misturas betuminosas densas podemos afirmar que:



Betume é um material aglutinante de consistência variável, com cor pardo-escuro ou negra e no qual o constituinte principal é o betume, com consistência variada em função da temperatura.


O asfalto é uma mistura de hidrocarbonetos pesados, obtidos em estado natural ou por diferentes processos químicos ou físicos, com seus derivados de consistência variável e com poder aglutinante e impermeabilizante.


O CAP (cimento asfáltico de petróleo) é um material termo-visco-plástico que tem propriedades aglutinantes e impermeabilizantes com características de flexibilidade, durabilidade e resistência a produtos inorgânicos.


Craqueamento a vapor produzindo o cimento asfáltico de petróleo, e o craqueamento à vácuo gerando asfaltos diluídos.


Alcatrão é um aglutinante que faz ligação doa agregados e provém da destilação fracionada (craqueamento) do petróleo.

Conforme o Manual de pavimentação – DNIT 200, um modelo de previsão de desempenho é uma função que permite quantificar a redução do nível de serventia ou a geração de defeitos ao longo da vida de serviço do pavimento. Tal modelo é denominado "mecanístico-empírico" quando é constituído por (assinale a alternativa correta): 


Um Modelo Estrutural para cálculo das respostas induzidas pelas cargas de roda em movimento no sub-leito do pavimento, na forma de tensões, deformações ou deflexões elásticas que estejam relacionadas ao surgimento ou à propagação de defeitos na estrutura.


Funções de Transferência, capazes de relacionar as respostas da estrutura às cargas do tráfego, à geração e à propagação de efeitos. Não haverá condições de contorno, essas funções deverão basear-se em teorias. empiricamente validadas, que descrevam o mecanismo com que a deterioração se processa.


Fatores ou Funções de Calibração, que ajustam as previsões das Funções de transferência, de modo a se reproduzirem dados de uma determinada base empírica. São responsáveis, portanto, pela consideração de parâmetros que não puderam ser explicitados, seja no modelo estrutural ou nas Funções de Transferência, tais como: clima, características específicas do tráfego atuante, particularidades dos materiais e de sua variabilidade.


Funções de Transferência, capazes de relacionar as respostas da estrutura às cargas do tráfego, à geração e à propagação das trincas. Não haverá condições de contorno, essas funções deverão basear-se em teorias. empiricamente validadas, que descrevam o mecanismo com que a deterioração se processa.


Um Modelo Estrutural para cálculo das respostas induzidas pelas cargas de roda em movimento na capa do pavimento, na forma de tensões, deformações ou deflexões elásticas que estejam relacionadas ao surgimento ou à propagação de defeitos na estrutura.

Em termos de proteção contra fadiga dos revestimentos asfálticos, os modelos a serem aplicados deveriam ser capazes de identificar duas fases no processo de trinca, assinale a alternativa correta: 


O início da trinca é quando o revestimento se encontra íntegro. Ao final dessa fase, surgem as primeiras ondulações.

A propagação das trincas do revestimento é quando as trincas, originalmente isoladas, aumentam de comprimento e se interligam.


O início da trinca é quando o revestimento se encontra íntegro. Ao final dessa fase, surgem as primeiras ondulações.

A propagação das trincas do revestimento é quando as trincas, originalmente isoladas, aumentam de comprimento e formam panelas.


O início da trinca é quando o revestimento se encontra íntegro. Ao final dessa fase, surgem as primeiras trincas de fadiga na superfície e, assim, determina-se a ruína estrutural do pavimento.

A propagação das trincas do revestimento é quando as trincas, originalmente isoladas, aumentam de comprimento e formam panelas.


O início da trinca é quando o revestimento se encontra íntegro. Ao final dessa fase, surgem as primeiras trincas de fadiga na superfície.

A propagação das trincas do revestimento é quando as trincas, originalmente isoladas, aumentam de comprimento e se interligam.


O  início da trinca é quando o revestimento se encontra íntegro. Ao final dessa fase, surgem as primeiras trincas de fadiga na superfície.

A propagação das trincas do revestimento é quando as trincas, originalmente isoladas, aumentam de comprimento e formam panelas.

O fendilhamento por fadiga do concreto é a patologia considerada como ruína nesse pavimento. Porém a mesma não é a mais comum. Qual das alternativas representa a patologia mais comum em pavimentos rígidos? 


O destacamento da selagem das juntas


Trincas em bloco


basculamento das lajes


exsudação


Panelas

Quais são as consequências estruturais sentidas nos pavimentos pelo efeito "piping"


colapsos e escorregamentos laterais do terreno


Ondulações fracionadas


Encharcamento do solo


Esfoliação superficial da camada de rolagem


Cisalhamento longitudinal da capa

Em relação às patologias funcionais, podemos afirmar que: 

 

I)             A rugosidade, geralmente, apresenta saliências causadas por erros executivos.

 

II)            O polimento se dá quando da proteção do concreto devido às chuvas com lama, esta pode elevar o grau de polimento do concreto.

 

III)           A retração plástica se dá quando do lançamento do concreto ocorre saída da água adsorvida, que ocorre após o seu endurecimento.

 

IV)          A retração hidráulica ocorre quando há evaporação da água de amassamento do concreto, que pode ser ocasionada pelo vento ou sol incidindo sobre o concreto recém lançado.

 

Estão corretas:



II, III e IV.


I e IV.


III e IV.


I, II e III.


I e II.

Páginas: 12345678